A boa qualidade das peças é essencial para que a produtividade da sua indústria não pare. Mas como aperfeiçoar peças para otimizar a produção? Alguns métodos são destaque na oferta de agilidade, praticidade e eficiência, dentre eles está a Usinagem Industrial.

O que é a Usinagem Industrial?

A Usinagem Industrial é um procedimento que faz o desmonte de ligas metálicas para a sua transformação em peças diversas: tecnologia de ponta, grandes maquinários, equipamentos básicos como parafusos e outros. É um processo detalhado, que exige cuidado e qualificação, e precisa ser feito por uma equipe especializada. 

Na prática, a usinagem é a modelação das ligas, o desgaste da matéria para a fabricação dos equipamentos. É um método antigo e que evoluiu bastante ao longo do tempo, tendo destaque quando o tema é a sua capacidade de flexibilidade e grande atuação na indústria

Como é feita a Usinagem das peças?

O método é complexo e antigo, originário mais ou menos da época de 700 a.C., quando os seres humanos já construíam ferramentas para o dia a dia. Os processos mais históricos e também as metodologias convencionais de Usinagem passaram por grande evolução. Atualmente, existem centros de usinagem modernos, que possibilitam a construção de peças por completo. 

Os diferentes processos de usinagem atendem também os diferentes tipos de demandas que objetivam as mais diversas peças, com a modelação da liga para formatações mais específicas. Os métodos mais conhecidos são:

O torneamento

A forma mais famosa, é a metodologia que modela a liga metálica em equipamentos cônicos ou cilíndricos. Utiliza a rotação para o torneamento do metal que é cortado no equipamento denominado torno para originar um novo maquinário ou peça.

A retificação

Nessa metodologia, o equipamento central é a máquina retificadora, que corta e remove o necessário do material bruto até finalizá-lo. Dessa forma, a peça é menos rugosa e bastante exata em suas medidas, tornando o trabalho na indústria bem mais prático.  A retificação pode ser usada, inclusive, para recuperar peças que sofreram algum dano

O roscamento

Esse processo tem uma explicação mais complexa: acontece por meio da abertura de sulcos helicoidais e uniformes. Nessa metodologia, enquanto uma peça gira, a outra se desloca em seu eixo de rotação. 

O fresamento

O fresamento ou fresagem é uma metodologia que utiliza a máquina fresadora para cortar o material metálico. A pressão ocorre durante um movimento de rotação e é utilizada para criar, por exemplo, diferentes formas a partir de chapas de aço

Cinco ações para aumentar a produtividade com a Usinagem

O básico raramente é suficiente para que a produtividade da sua indústria seja de fato otimizada e traga grandes resultados. É importante implementar ações que otimizem e aumentem a produção na Usinagem. Para obter resultados significativos, acompanhe as nossas dicas de boas práticas:

Analise o fluxo de trabalho 

Não há como aumentar a produtividade sem entender o seu fluxo de trabalho, pois seria como implementar melhorias sem saber exatamente onde ou qual seria o problema. Por isso, recomendamos identificar os pontos entre processos que mais precisam de atenção, mapear as etapas para a fabricação de produtos, entradas e saídas, materiais necessários, equipes e tempo de execução.

Para te ajudar a fazer essa análise, temos alguns artigos:

Entenda os seus processos

Identifique gargalos da produção

Estude o seu estoque 

A importância da capacitação de funcionários

A diversas ferramentas de Usinagem estão sempre em evolução. Não é possível fazer um bom processo sem compreender as novas tecnologias, pois a sua indústria precisa manter a competitividade e a melhoria dos equipamentos. É importante que os funcionários tenham novos treinamentos e capacitações contínuas. Dessa forma, você com certeza terá a melhor produtividade e resultados que estarão de acordo com as exigências do mercado. 

Implemente melhorias nos processos de usinagem

Desenvolva os seus métodos e estude melhorias. O mercado pede inovação, e equipamentos de indústria precisam de exatidão e tecnologia. Buscar o processo de fabricação mais produtivo e econômico é necessário para entregar bons resultados aos clientes e reduzir custos. As peças pedem diferentes soluções, parâmetros e análises de variáveis, por isso, a especialização vai fazer com que cada item tenha o acabamento que precisa.

Conte com a alta tecnologia

É necessário contar com máquinas-ferramenta de alta tecnologia para otimizar a produção da sua indústria. A Usinagem se torna mais flexível e eficiente a cada inovação, e a sua indústria não pode ficar para trás. Atualmente, há como ter centros de operação automatizados e integrados que controlam digitalmente sistemas para controles de produção. Se quer saber mais sobre tecnologias do setor, conheça a Indústria 4.0.

Faça manutenção periodicamente

A manutenção impacta diretamente na produtividade. O custo de ter máquinas paradas é muito alto, e pode quebrar o orçamento de uma empresa, tanto pela perda de dias de produção quanto pelo investimento em consertos. Crie uma rotina de manutenção preventiva com o nosso checklist. 

A otimização da indústria é um esforço de melhoria que vale muito a pena. Ter estratégias e táticas que integram a modernidade com as necessidades do seu setor reduzem custos indevidos e dores de cabeça com o processo de fabricação. A tecnologia é uma excelente auxiliadora da indústria. 

A otimização da Usinagem aumenta a durabilidade das máquinas e ajuda a produtividade dos equipamentos e dos seus colaboradores. A Macro Metal fabrica peças personalizadas, com tecnologia de ponta e pensadas singularmente para o cliente contratante. Realizamos manutenções e vendas de equipamentos da mais alta qualidade. Fale conosco e aumente a sua produtividade!