Todo empreendedor lida com sazonalidades. Faz parte da indústria, mas não significa que não precisamos nos preparar para as possibilidades de sazonalidade negativa ou positiva que influenciam o mercado. Como sempre, o planejamento estratégico é essencial para que você possa atravessar todos os meses com saldos positivos. Como amenizar os impactos dos fatores externos que modificam as vendas na sua indústria?

O que é a sazonalidade?

A sazonalidade é a interferência dos fatores externos nos resultados dos negócios de forma previsível ou rotineira. Por exemplo, no verão as fábricas de sorvete vendem muito mais, mas terão que lidar com vendas mais baixas no período do inverno. Essas são as sazonalidades positivas e negativas, flutuações no mercado que ocorrem de forma regular e previsível durante os anos. Normalmente, de fato, os fatores que causam essas diferenças na demanda por determinados produtos e serviços são período do ano, estações/clima e datas comemorativas.

Sabemos que a situação da nossa indústria e o comportamento dos consumidores não é sempre previsível, por isso precisamos evitar que a sazonalidade vire mais um dos desafios da gestão empresarial para indústrias. 

Como amenizar os impactos? 

Para amenizar os impactos da sazonalidade na indústria, é necessário um estudo detalhado de quais fatores podem afetar o seu ramo. Após obter os resultados das suas pesquisas, você vai usar a base de informações para planejar estratégias personalizadas e evitar prejuízos. 

Segue abaixo algumas das estratégias para que você inicie um passo a passo:

Identifique os fluxos

Você vai começar identificando no seu histórico de anos anteriores os altos e baixos que vão te dar um norte para se planejar adequadamente. Essas informações vão te ajudar a formular as suas estratégias com base no comportamento da demanda. Caso a sua empresa seja nova e não tenha um histórico tão grande, é interessante pesquisar sobre os fluxos dos seus concorrentes e do mercado. Assim, você poderá agendar férias dos funcionários, promoções para os clientes, campanhas, etc. 

Formule um planejamento alinhado aos fatores sazonais

Construa um planejamento detalhado para aplicar de acordo com os períodos que a sua indústria passa. Lembre-se de escrever estratégias tanto para as sazonalidades positivas, quanto negativas e garantir que o orçamento e os recursos da sua indústria estão prontos para os dois momentos. Fique sempre um passo à frente! 

Permaneça acompanhando os dados

Você deve sempre identificar tais fluxos, inclusive as novas ameaças que surgem, é necessário colocar no planejamento um contínuo acompanhamento dos dados e permanecer atento ao que influencia o mercado. Por exemplo, use ferramentas como Instagram Insights, Google Analytics e planilhas online para analisar e registrar todas essas informações. Se quiser saber mais ferramentas úteis para a sua gestão, confira o nosso artigo.

Conheça o seu consumidor

O público é uma das mais importantes fontes de dados para a sua indústria. O comportamento do consumidor dita a demanda. Faça uma pesquisa sobre o público e descubra as informações necessárias, como idade, profissões mais frequentes, preferências de compra, canais de comunicação digitais e físicos mais utilizados e etc. Essas informações,  devem ser usadas antes de formular qualquer estratégia. A principal missão é sempre encantar e fidelizar o cliente. 

Construa um relacionamento com os clientes

Para garantir uma maior estabilidade e até mesmo o sucesso da sua indústria, é necessário manter um relacionamento com os clientes. Faz parte da Indústria 4.0 usar a tecnologia ao seu favor. Utilize os canais de comunicação atuais e preferidos do cliente para manter uma comunicação constante e alcançar o público mesmo nos períodos de má sazonalidade.

Identifique os bons períodos para a sua indústria

Ao contrário do que pode parecer, é muito importante se preparar para a sazonalidade positiva. Você provavelmente vai precisar adquirir mais material, talvez até mesmo contratar mais colaboradores e ser ágil para lidar com o aumento da demanda. Os clientes podem ficar insatisfeitos caso você não consiga cumprir com o solicitado. 

Tenha também cuidado com as pequenas sazonalidades, pois elas podem ser positivas ou negativas para o planejamento. Não subestime uma semana ruim ou boa só por ser pouco tempo, pois planejamento é a chave. Produzir em larga escala o produto mais requisitado ou usar outro produto para “tapar o buraco” pode não ser a estratégia ideal. Essa prática só é válida em períodos longos de sazonalidade, então tenha cautela ao realizar estas ações em períodos sazonais curtos. 

Para amenizar os impactos das sazonalidades, pesquise, planeje e foque no cliente. É possível aprender a tornar as sazonalidades aspectos positivos para o seu negócio, sendo um gestor seguro, inovador e assertivo.

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