A prevenção de acidentes é um suporte fundamental para garantir que a empresa cuide do bem-estar dos profissionais. Durante a rotina de trabalho, os colaboradores precisam sentir segurança para que possam estar bem confiantes no trabalho e na locomoção pelo fluxo industrial sem nada que os prejudique. A prevenção de acidentes é uma necessidade em qualquer ambiente de trabalho. 

Confira as nossas dicas e cuide da sua equipe

O assunto da prevenção de acidentes é uma temática muito séria e mais um dos desafios da gestão empresarial. O Brasil está em segundo lugar no G20 em mortalidade por acidentes no trabalho, dado que mostra ser ainda mais fundamental que as empresas atualizem a forma como lidam com os procedimentos de segurança em geral. Na realidade, os procedimentos devem ser atualizados constantemente, pois sempre podem surgir novos riscos ou métodos mais novos para combater os acidentes. 

  • Mantenha a limpeza e organização do ambiente

Fornecer segurança no ambiente de trabalho nem sempre se trata de compras de materiais tecnológicos ou grandes mudanças no fluxo empresarial, mas sim de manter a limpeza, manutenção e organização. Ou seja, manter tudo em ordem. Muitos acidentes ocorrem por falta de organização no trabalho, como um material deixado no caminho ou uma ferramenta cortante no lugar erradoé importante deixar desobstruídos todos os caminhos para os fluxos. 

A manutenção e a limpeza também garantem que os seus equipamentos estão funcionando bem e não vão acabar dando algum erro que pode custar a saúde de um dos colaboradores. Padronize o processo da organização para que o local esteja sempre limpo. 

A Macro Metal faz manutenção dos seus equipamentos e visita técnica para entregar uma análise completa da segurança e produtividade da rotina operacional da sua empresa. Fale com um dos nossos especialistas! 

  • Utilize os equipamentos de segurança

Os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, são obrigação da empresa. A indústria precisa fornecer os devidos equipamentos para que os colaboradores possam atuar. Cada trabalhador em cada tipo diferente de fluxo também tem diferentes tipos de EPIs – e é uma obrigação dos colaboradores sempre usar os equipamentos. 

Lembre-se de manter registro da entrega de EPIs, que podem ser cintos, luvas, capacetes, protetores diversos e outros. 

  • Só use máquinas em bom estado 

Não deixe para depois a revisão/manutenção de um equipamento, mas se já tiver deixado, é melhor nem utilizá-lo. Só utilize materiais que tenham passado por revisão e abandone as ferramentas que estejam em más condições.

A Macro Metal também faz vendas e fabricação de peças novas, pensadas especialmente para o cliente. Confira!  

  • Opere as máquinas que conhece

É vital que todos os colaboradores tenham responsabilidade no manuseio dos equipamentos e só mexam nas máquinas que de fato conhecem. Não é seguro a utilização fora das práticas que os manuais de instrução recomendam, ou se aventurar em materiais que não costumam usar – e é sempre importante testar as máquinas antes de utilizá-las para garantir que estão funcionando bem.

  • Faça constante avaliação dos riscos que os equipamentos podem trazer

Antes de qualquer operação, é necessário avaliar riscos. Não é possível proteger a equipe sem entender a quais perigos ela está exposta. É responsabilidade do gestor contratar profissionais da segurança do trabalho para fazer essa avaliação e promover treinamentos com os colaboradores para que sempre saibam como manusear corretamente cada ferramenta. Faça periodicamente ações corretivas, preventivas e planejamentos para garantir que todas as necessidades estão sendo atendidas para manter a sua indústria segura. 

Além de ser muito prejudicial aos funcionários, a falta de segurança no trabalho pode impactar empresas com indenizações e afastamento de trabalhadores. O processo da manutenção da segurança é fundamental para que a sua indústria tenha boa produtividade e um bom ambiente de trabalho. 

Gostou das dicas? A Macro Metal cuida da sua equipe sempre! Nós somos especializados no fornecimento de peças hidráulicas e pneumáticas. Precisa de uma peça sob medida? Possuímos tecnologia de ponta para providenciá-la de forma ágil e precisa. Trabalhamos diariamente para trazer os melhores resultados para a sua empresa. Entre em contato com a Macro Metal!