A tecnologia e o mercado moderno trouxeram a urgência da inovação constante para empresas e indústrias dos mais diversos ramos. Para acompanhar as tendências, as indústrias precisam da colaboração e do engajamento de profissionais que integram o time, pois a Indústria 4.0 exige ainda mais capacidade multitarefa e comunicação integrada entre setores, o que faz surgir uma dúvida: como lidar com tantas diferentes opiniões e prioridades em um time?

O ambiente industrial saudável precisa de uma boa gestão e um fluxo fluido de informações entre os colaboradores. Eles precisam estar satisfeitos com a comunicação entre departamentos e com os recursos disponíveis para cumprir as tarefas, pois erros geram retrabalho, cansaço e dores de cabeça constantes. Como unir mais os times e aumentar a fluidez nos processos? A gamificação é uma ferramenta que vai te ajudar  essa missão.

O que é gamificação?

A gamificação, como o próprio nome já demonstra, é o uso de características de jogos em situações reais para motivar as pessoas. Parece uma ideia abstrata, mas a gente já vai te explicar: 

Na prática, a gamificação utiliza treinamentos, atividades, missões, pontuações, dinâmicas, palestras e variados tipos de eventos para engajar colaboradores, otimizando os resultados da empresa. O intuito é aumentar a comunicação entre equipe, o espírito competitivo, o engajamento, a motivação, criatividade e vários outros benefícios que trazem resultados concretos para a empresa. A gamificação é utilizada por várias marcas de sucesso, como a Vivo, o Santander e a Starbucks. 

Como aplicar a gamificação na minha indústria?

A indústria possui um cenário em que cada dia de produtividade influencia diretamente no resultado final. A aplicação da gamificação nesse contexto é muito eficiente. Com essa ferramenta, você conseguirá direcionar os seus colaboradores para as atividades-chave do seu plano de ação. As horas de produtividade deixam de ser meras obrigações e viram oportunidades para boas conquistas. 

Para aplicar a gamificação, primeiro faça uma pesquisa sobre o mercado e a situação da sua indústria, monte um planejamento e identifique os objetivos que precisa alcançar. Determine também as formas de monitorar e avaliar os resultados. Aqui vão algumas dicas:

  • Apresente os objetivos da indústria por meio de jogos

Um quiz online é uma forma básica e divertida de fazer com que os colaboradores entendam os objetivos da empresa. Até a ludicidade, como jogos de Detetive e Forca podem ser aplicados em horário hábil para uma reunião divertida que transmita as metas determinadas para o ano.

  • Sistemas de pontuação, sorteios, prêmios e planos de carreira

A gamificação pode ser aliada a um plano de carreira sério em que o colaborador que apresente um bom projeto ou aumente sua produtividade por tempo determinado pelo gestor possa receber benefícios, prêmios ou concorrer por pontuação. Se houver orçamento, pode ser utilizada uma plataforma digital para monitorar o desempenho de cada um, oferecer feedbacks e dados concretos.

  • Jogos para melhorar a interação

Jogos inseridos no contexto também podem ser utilizados para melhorar a comunicação entre equipes. Divida-os nos times dos departamentos e monte uma competição com pontuações. Os colaboradores terão que dialogar entre si continuamente, aumentando a harmonia entre os profissionais.

Gostou das dicas? A Macro Metal cuida da produtividade da sua indústria com uma equipe especializada em equipamentos de tecnologia de ponta. Trabalhamos diariamente para otimizar os seus resultados e trazer o melhor para a sua empresa! Fale com a nossa equipe.