Como melhorar a produtividade sem perder a qualidade? Estamos sempre preocupados com os resultados e a organização no chão de fábrica. Há muitos fluxos envolvidos e processos desnecessários que podem passar despercebidos, principalmente se a equipe estiver desmotivada. A melhoria desse setor impacta o desempenho de todos os níveis de gestão.

O apontamento de produção vem da necessidade de documentar e otimizar os processos no chão de fábrica, nascendo dos estudos sobre modos de produzir com mais velocidade mantendo a qualidade.

O que é o apontamento de produção?

Os benefícios dessa ferramenta

O apontamento de produção é uma ferramenta que pode ser utilizada para rastrear e mapear mercadorias, organizar e melhorar as linhas de criação, identificar custos indevidos, problemas e facilitar processos. Ou seja, é de grande ajuda para resolver algumas necessidades que um gestor de chão de fábrica pode encontrar. 

Além disso, os dados geram eficiência em qualquer etapa do dia a dia. A gestão de estoque fica fácil e, com todas as etapas precisas e mais facilitadas, as dores de cabeça dos retrabalhos podem ser evitadas e dando espaço para a melhora no engajamento da equipe.

Os métodos existentes

O apontamento de produção registra as etapas da linha de produção, marcando as fases e mostrando qualquer erro. Na prática, o apontamento pode ser manual ou automático.

  • Manual

Não é o modelo mais indicado para um maior alcance de eficiência, pois o próprio operador vai ser responsável por informar início e fim das fases de produção. Também é o operador que registra dados, mede os tempos e encontra os possíveis erros.

Para esse método, são utilizados planilhas, softwares tradicionais, etc. Um profissional pode ser contratado apenas para esse trabalho, pois tudo precisa ser registrado de forma precisa. O grande problema do apontamento manual é que, por depender de seres humanos, pode não ser feito com a devida precisão – e ter um profissional para cada etapa da produção é um alto custo.

  • Automático

O apontamento automático é feito a partir de máquinas com sistemas de registro. Esse método de apontamento não costuma ser muito personalizado, deixando para trás informações importantes, como o nome do produto ou de quem está operando as máquinas.

Para a solução dessa falha, há sistemas de localização com sensores que monitoram as movimentações no chão de fábrica, permitindo registrar todas as informações. Com esse método, a sua eficiência é otimizada, pois é possível fazer avaliação de processos, colaboradores e equipamentos.

Como implementar o apontamento de produção?

Para implementar, decida entre apontamento manual ou automático. Essa decisão vai depender do orçamento e modelo da sua indústria, mas automatizar aos poucos é sempre uma boa escolha. Determine o que as equipes devem fazer e quais equipamentos comprar. 

Dentro dos métodos (manual ou automático), existem diferentes formas de implementação, mas podemos falar sobre algumas dicas:

  • A comunicação interna 

Passe as diretrizes para os funcionários, explicando todo o sistema que será implementado e os seus benefícios. A comunicação interna precisa ser bastante eficiente, e a gerência e supervisão devem estar envolvidas na rotina do chão de fábrica.

  • Capacite os seus funcionários 

Treine os seus colaboradores em todas as etapas necessárias. Afinal, mesmo que escolha o método automatizado, é necessário ter uma interpretação humana de certos processos e a revisão constante do funcionamento do sistema. Fazendo o treinamento dentro do trabalho, o profissional vai perceber com facilidade como colocar o sistema para funcionar.

  • Mantenha o controle da produção

Defina com os colaboradores o que a supervisão deve fazer em caso de erros humanos ou de equipamentos. Lembre-se que o apontamento de produção é uma ferramenta que deve ser monitorada periodicamente para que os dados sejam sempre confiáveis.

A Macro Metal é especializada em equipamentos industriais, proporcionando uma tecnologia de ponta e precisão milimétrica para todos os setores do seu chão de fábrica. Fale com a nossa equipe e saiba mais sobre as soluções inovadoras que podem melhorar os resultados da sua empresa.