O modelo de trabalho fabril costuma dividir os colaboradores por setores, afastando as equipes. Com cada funcionário engajado nas metas de seu próprio setor, fica mais difícil unir o time de colaboradores em prol dos desafios macro da empresa. 

Manter o engajamento dos funcionários requer um olhar para a Gestão de Pessoas. É necessário criar um relacionamento saudável entre os colaboradores e a empresa, inserindo práticas para engajar a equipe nos objetivos gerais, aumentando a produtividade e construindo um ambiente de maior colaboração entre todos.

Dicas práticas para engajar a equipe

  • Estabelecer um plano de carreira é uma oportunidade para crescer

O seu funcionário tem planejamentos e aspirações. O plano de carreira faz parte da jornada empresarial, e demonstra à sua equipe uma possibilidade de evolução dentro da empresa. Na realidade, ter um plano de carreira estruturado é uma vantagem inclusive na hora da entrevista de emprego, quando há profissionais eficientes e com bons currículos sendo chamados para a sua empresa. 

O plano de carreira estimula o autodesenvolvimento dos colaboradores, trazendo também benefícios para a sua empresa. É uma forma de motivar a equipe a entregar o melhor potencial, pois a sensação de impossibilidade de crescimento é um motivo de desânimo para qualquer profissional. 

Dessa forma, procure conversar com cada integrante, buscando entender suas pretensões. Invista em estratégias de crescimento, feedbacks e treinamento para a equipe. Mantenha-se atento às habilidades de cada colaborador.

  • Gestão de Pessoas humanizada

A política de Gestão de Pessoas é um fator que está aliado ao plano de carreira. É necessário designar responsáveis pela implementação de ações que melhorem a comunicação entre colaboradores, motive a equipe, entenda as necessidades dos funcionários e transforme o entre pessoas na empresa.

  • Trace metas realistas

Precisamos ter metas desafiadoras para envolver, inovar e incentivar a equipe a crescer. Entretanto, é necessário sempre manter objetivos realistas para não gerar frustração e sobrecarga. As metas precisam ser inspiradoras e ousadas, jamais um peso impossível de alcançar. 

Para traçar metas realistas, una uma boa pesquisa em torno dos objetivos, prazos predeterminados, treinamentos para funcionários e reuniões com a equipe. Lembre-se de analisar e prever todos os recursos necessários para atingir as metas. Crie um ambiente empresarial acolhedor e aberto a sugestões.

  • Sentimento de propósito

O engajamento depende do sentimento de realização. Os seus funcionários não irão vestir a camisa da empresa se não sentirem que estão de fato realizando algo que faz diferença. Os gestores precisam mostrar que as funções de cada um são importantes e geram resultados necessários e consequências diretas para a produtividade. 

Para ajudar nesse tópico, estabeleça metas bem definidas e incentive a equipe, criando desafios engajadores. Faça reuniões que abram espaço para ideias, opiniões, melhorias e feedbacks, mostrando que as palavras da equipe são importantes para a empresa. 

  • Recompensas

Recompensas são de fato uma ótima forma de engajar a equipe. Afinal, mostram diretamente o rendimento do trabalho do colaborador, valorizando a dedicação de cada um. Aumento de salários, prêmios e bonificações são ótimos, mas recompensas não precisam ser apenas monetárias: elogios, celebrações, promoções, feedbacks positivos e etc. também são métodos excelentes. 

  • Aprimoração de conhecimento

Oferecer treinamentos, cursos e palestras pode ser uma opção muito boa para manter o desenvolvimento da sua equipe. Se quiser tornar esse método ainda mais institucionalizado, forneça convênios com universidades e institutos de educação que proporcionem cursos (técnicos, idiomas, graduação, pós-graduação, etc.) que ajudem no desenvolvimento do seu time. 

  • Uma liderança inspiradora e exemplar

A liderança é uma parte vital do bom funcionamento e produtividade da empresa. A motivação da equipe depende da boa liderança. Por isso, os gestores também precisam de treinamentos, desenvolvimento, avaliações e feedbacks. 

É importante que as lideranças conheçam cada colaborador, entendendo as necessidades, tornando o ambiente mais saudável e possibilitador de um bom desempenho. Liderar é diferente de dar ordens – por isso, é necessário desenvolver um sentimento de confiança, harmonia e alinhamento entre líderes e liderados. 

A produtividade é um resultado

Manter o engajamento da equipe faz parte da boa gestão e padronização de processos. É necessário que os objetivos empresariais, as prioridades da produção e dos profissionais estejam em harmonia. Assim, você reduzirá custos, tornará o ambiente de trabalho mais saudável e aumentará a sua produtividade. 

Conte conosco para alavancar os seus resultados! O atendimento humanizado e consultivo faz parte das prioridades da Macro Metal, pois escutamos as vontades e objetivos dos nossos clientes para que cada etapa seja de acordo com as suas necessidades. Somos especializados no segmento de urgência: prezamos pela entrega de qualidade e no tempo certo, pois cada hora de produtividade é importante para você. Fale com a gente.