Atender às demandas dos técnicos e mecânicos para compras de suprimentos necessários no estoque de peças é sempre um trabalho de grande importância. As peças precisam ter durabilidade, e o atendimento da empresa parceira precisa ser rápido e eficaz, pois uma máquina parada significa grandes prejuízos para o caixa da empresa. É para te ajudar a reduzir problemas e custos que indicamos a ferramenta da Gestão de Estoque.

Os benefícios de uma boa Gestão de Estoque

O estoque é uma parte primordial para os mais variados setores, e por isso a sua má gestão pode comprometer severamente os resultados da empresa. O controle de estoque se trata de acompanhar e controlar a quantidade e qualidade da mercadoria que a empresa possui, bem como classificá-la de acordo com a sua função – uso interno ou disponibilidade para a venda, por exemplo. 

Quando a empresa possui um grande estoque, os seus riscos são proporcionais – deterioração, obsolescência, extravios e outros. Quando o estoque não é organizado da forma correta, as confusões constantes prejudicarão os resultados.

A ferramenta se mostra essencial para que o fluxo de produtos seja otimizado – assim, o seu negócio mantém o acompanhamento de tudo que fica, entra ou sai, podendo desenvolver estratégias para melhorar cada etapa. As métricas ajudam desde os próprios funcionários, que trabalham diretamente com esses produtos, até o departamento financeiro e a própria gestão. 

A Gestão de Estoque traz redução de custos

Essa ferramenta tão útil vai ajudá-lo a evitar o desperdício. As mercadorias não se perderão por sair de linha, e  nenhum produto que deveria ser substituído ou vendido será esquecido ou danificado. É evidente que um bom gerenciamento de estoque tornará o controle sobre perdas muito maior. 

Você terá um planejamento financeiro mais efetivo

Quando você evita que os seus produtos se tornem obsoletos, também está evitando uma compra desnecessária no futuro. Além disso, com uma boa Gestão de Estoque, você saberá, com muito mais assertividade, quando será o momento em que a reposição é de fato necessária. O depósito não ficará sobrecarregado, nem faltará nenhum insumo para ser comprado de última hora.

Assim, você também terá um melhor relacionamento com o seu cliente

Já perdeu um dia de produção pela falta de uma peça? Já deixou de atender a um cliente por que ele precisava de algo que estava em falta? Com a Gestão de Estoque, a sua empresa terá níveis competitivos maiores, pois evitará a perda de clientes por falta de estoque. 

É fácil perceber que, com tantas qualidades, a experiência do seu cliente com certeza ficará melhor. Os seus funcionários estarão mais aptos a suprir as necessidades dos seus consumidores que, por outro lado, saberão que podem sempre contar com os seus serviços. 

Como implementar a Gestão de Estoque?

Agora, conte conosco para te explicar o passo a passo da implementação dessa ferramenta:

  • Faça inventários 

Documente tudo o que está no estoque. Registre as entradas e saídas, com as datas e todas as informações que serão necessárias no futuro. Dessa forma, poderá verificar o fluxo e direcioná-lo para pontos de melhoria. É claro, não basta apenas documentar: se notar erros no futuro por falta de informações, passe a adicioná-las. Mantenha-se atualizando tudo o que for preciso. A sua empresa terá uma cultura de organização que potencializará os resultados. 

  • Tenha códigos ou etiquetas de identificação dos produtos

Essa dica serve para tornar os procedimentos mais rápidos. Desde o momento em que o seu funcionário está indo ao depósito pegar um produto para enviá-lo para a entrega, até o atendimento direto ao cliente, é muito importante saber exatamente onde cada insumo está. Os códigos ou etiquetas podem ser feitos com base na classificação do material, e organizados em um sistema de Gestão de Estoque ou uma planilha automatizada. 

  • Determine uma quantidade base e um limite para o seu estoque

Não deixe que o depósito se torne bagunçado. É necessário ter uma quantidade máxima e mínima, até para que a equipe financeira possa organizar também os seus custos. Para definir esse número, é necessário que você estude por alguns meses a quantidade de material que é utilizado em um período comum. Assim, você terá um estoque equilibrado, que evitará riscos como ultrapassar a validade ou comprar itens a mais, bem como evitará faltas, como pausa de processos por necessidade de um material ou desvios nas entregas.

  • Utilize a tecnologia ao seu favor

Softwares de Gestão de Estoque são grandes aliados! Existem desde aplicativos mais simples e rápidos, como o Estoque Simples, até os programas mais tradicionais, como as planilhas no Excel. O uso destes programas é de grande importância para que os números fiquem registrados e erros humanos sejam evitados. 

Se quer aprimorar outros processos do seu chão de fábrica, confira o artigo que preparamos para você sobre o tema. 

Conte com os nossos serviços! A Macro Metal tem localização privilegiada no centro do Recife, garantindo entrega eficiente e dentro do prazo requerido para todo o Nordeste. Também trabalhamos com visita técnica e manutenção, com uma equipe especializada que cuidará de tudo para melhorar os seus resultados. 

Acompanhe o nosso conteúdo também nas nossas redes sociais

Instagram

Facebook

LinkedIn