A pandemia e a crise no mundo globalizado traz incertezas para o mercado e necessidade de ser ágil para gerenciar respostas. É necessário redimensionar a produção da sua empresa para atender ao que o mercado está pedindo, reorganizando-se de acordo com as condições do cenário atual e fortalecendo-se com o uso da tecnologia. 

De acordo com pesquisa publicada pela PWC Brasil, o cenário é de incerteza, mais debates sobre a regulamentação da segurança no ciberespaço, necessidade de inovação, aumento da automação e empresas com posturas mais “verdes”, em prol do cuidado ao meio ambiente e da saúde dos consumidores.

Indústria 4.0

Você conhece a Indústria 4.0? No Brasil, esse processo começou em 2017 e só tende a se expandir. Trata-se da modernização e automação cada vez maior nas fábricas e comércios, com a utilização de ferramentas como o big data, inteligência artificial e maquinário com tecnologia de ponta, marcando cada vez mais o chão de fábrica.

De acordo com levantamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), uma vez instalada, a estimativa é que a Indústria 4.0 reduza os custos industriais em pelo menos R$ 73 bilhões/ano. O aperfeiçoamento das máquinas, a velocidade, a precisão e a transformação digital são características predominantes para o cenário industrial presente e futuro.

Os desafios da gestão empresarial para indústrias

Agora que já falamos sobre o cenário do mercado, vamos afunilar a nossa conversa para a gestão empresarial, que pode se separar em três tópicos primordiais: vendas, gestão de pessoas e gestão de processos. 

Para as vendas, o desafio é a transformação digital

Mover a operação do físico para o digital é uma missão complexa. Processos que não evoluem, profissionais que precisam de treinamento e capacitação, engessamento do setor, construir a presença digital… várias mudanças são necessárias. De acordo com a pesquisa Rumos, vendas ficou em primeiro lugar como principal desafio na gestão de empresas, com 31,7% das indústrias entrevistadas.

Ainda está em falta no mercado industrial o atendimento via redes sociais e o cuidado no pós-venda. Se a sua empresa quer se destacar, esse é um excelente primeiro passo. A pesquisa também aponta que os investimentos em pesquisa e inovação deveriam ser maiores. De acordo com Beatriz Alves, CEO da Br Goods, há grande importância no investimento em inovação horizontal, “de chão de fábrica, de processos”. Ela aponta que, inserindo a inovação em várias áreas da empresa, eles cresceram 30% no ano.

A importância da Gestão de Pessoas

Na pesquisa Rumos, Gestão de Pessoas/RH ficou em segundo lugar na classificação de maiores desafios para a gestão de empresas, com 28,0% das indústrias entrevistadas. De fato, a inovação e a gestão de pessoas estão interligadas, mas como gerir melhor a sua equipe?

Captar e reter talentos é uma parte primordial

Diminuir a rotatividade de funcionários na sua empresa, capacitar os profissionais e tornar o ambiente de trabalho saudável é essencial para aumentar a sua produtividade e o engajamento da equipe. Incentive os seus colaboradores com reuniões em que as suas ideias são valorizadas, faça-os perceber que crescer na sua empresa é possível e que os gestores estão de fato interessados no bem-estar de todos.

O RH precisa treinar os colaboradores em gestão de pessoas

O setor de Recursos Humanos precisa promover treinamentos, debates, palestras e cursos em que a gestão de RH seja abordada como pauta para todos os profissionais.

Abra mão daquele modelo de trabalho ultrapassado

Por mais que essa etapa exija uma reestruturação da empresa, ela é necessária. Já falamos sobre a Indústria 4.0, a necessidade de automação e de presença nas redes sociais. Resumidamente, não há como gerir a sua empresa em um modelo ultrapassado de trabalho. Tecnologia é um investimento.

A importância da Gestão de Processos

A gestão de processos exige todo um estudo e cuidado sobre cada passo importante para o funcionamento do seu negócio. Por isso, é essencial para otimizar o seu trabalho. Para aprofundar o conhecimento sobre o assunto, leia o nosso artigo sobre como melhorar os processos no chão de fábrica e como gerir o estoque

Conhecer os processos da sua empresa tornará mais possível identificar erros, reduzir custos, aumentar a conexão entre setores e estimular melhorias a curto, médio e longo prazo.

 

Sobre a Macro Metal

A nossa missão é transformar empresas. Da visita técnica à manutenção e fabricação de peças criadas de acordo com a necessidade de cada cliente, focamos na agilidade e eficiência por meio de tecnologia. Fale agora com nosso atendimento e vamos juntos!